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Assessoria de imprensa: imprensa@ecoponte.com.br

Ecoponte abraça a campanha “Assédio, pare”

Publicado em 10 de ago de 2024 às 12:00

Com iniciativa do Grupo EcoRodovias, movimento prevê eliminar abordagens inapropriadas dos usuários da rodovia na praça de pedágio

A edição 2024 da campanha “Assédio, pare”, iniciativa da EcoRodovias, busca coibir casos de assédio sexual, moral, injúria e agressão contra operadores de praças de pedágio e na empresa em geral e a Ecoponte abraçou a causa através de ações educativas e de conscientização dos usuários. Quem passar pela Ponte Rio-Niterói vai perceber que no ticket de pagamento da tarifa de pedágio, está sendo veiculado o nome da campanha e a indicação do “Disque 100” como canal oficial para denúncias.  A iniciativa visa impactar os assediadores e também desenvolver a autopercepção de quem está sendo violado, concedendo o apoio necessário para a realização de denúncias e promover um ambiente de trabalho onde todos os colaboradores se sintam respeitados e valorizados.

Com o tema “Trafegue pela via do respeito!”, as peças da campanha fazem um paralelo com acidentes de trânsito e mostram personagens através de um vidro quebrado, o que sugere o quanto casos de assédio podem destruir a vida de uma pessoa. O material foca na conscientização e pode ser visto pelos usuários através de adesivos nas cabines da praça de pedágio, no megapainel, nos Painéis de Mensagem Variável - PMVs e em toda a comunicação da concessionária, como revista corporativa, redes sociais, entre outros. 

O Coordenador de Sistema Rodoviário da Ecoponte, José Marcelo Borges, explica que a concessionária está comprometida em eliminar todas as formas de assédio físico e moral na empresa. "Esta campanha é um passo fundamental para criar um ambiente de trabalho onde todos possam contribuir sem medo ou discriminação. Recebemos muitos casos de situações de agressão e ofensas por parte de alguns motoristas e contamos com o apoio de todos os colaboradores para construir um ambiente de trabalho mais justo e respeitoso. Juntos, podemos fazer a diferença!", diz.

Protocolo de resposta para agressões

Além de impactar os usuários de rodovias, o Grupo EcoRodovias também busca desenvolver uma forma de proteção estruturada e treinada em casos de assédio para seus colaboradores. Este ano, a ação ganhou reforço de uma consultoria especializada na análise desse tipo de agressão. A empresa está desenvolvendo um protocolo de respostas e capacitando colaboradores e líderes para saberem como agir diante de situações de assédios realizados por usuários. O Grupo também reafirma sua política de combate ao assédio e disponibiliza o Canal de Ética para que sejam feitos relatos sobre o assunto, de forma anônima ou identificada.